Home / Receitas Doces / Receita de Bolo de Aniversario de Chocolate Fofinho
bolo-de-chocolate 88 (2)

Receita de Bolo de Aniversario de Chocolate Fofinho

Na receita de hoje vou te mostrar como fazer bolo de aniversario de chocolate delicioso e super fofinho. O aniversário com certeza é uma das mais esperadas do ano quem não pensa em seu aniversário quando está faltando 1 ou 2 meses para chegar?

Eu adoro aniversário, principalmente quando tem bolo, que é o ponto chave da festa por isso veja hoje como fazer um bolo delicioso para sua festa ficar ainda mais inesquecível!

Ingredientes Para Cobertura: 
1 xícara de creme de leite fresco (fica na geladeira)
pitada de sal
2 colheres de sopa de mel
280g de chocolate amargo – eu usei com 60% de cacau
280g de chocolate ao leite
1 xícara de açúcar de confeiteiro
200g de manteiga sem sal gelada- não pode usar margarina

Ingredientes Para o Bolo: 
2 – xícaras yogurte natural- 450g – sem açúcar
340 gramas de chocolate amargo – (precisa ser amargo) 
1 – xícara de manteiga sem sal (200 gramas) – temperatura ambiente
1/4 – xícara de cacau em pó dissolvido em:
3 – colheres de sopa de água fervente
6 – ovos brancos
1 e 1/2 – de xícara de açúcar
2 – xícaras de farinha de trigo
3 – colheres de chá (rasas) de bicarbonato de sódio
2 – colheres de chá (rasas) de fermento em pó
Uma pitada de sal

Antes de tudo deixe 2 formas de 23cm de diâmetro untada e enfarinhada pois você vai precisar mais a frente.

E deixe o forno pré-aquecido a 180 graus.

Vamos começar a fazer o bolo pela cobertura, isso porque você deverá deixar ela esfriar por mais ou menos 2 horas. Assim quando o bolo estiver pronto a cobertura também estará pronta.

Em uma panela que pode ser pequena coloque o creme de leite fresco e a pitada de sal e depois o mel, o mel vai dar o brilho para a cobertura. Aqueça o creme só até ele começar a ferver nos cantos da panela não deixe ferver desligue o fogo e vamos para a parte dos chocolates.

Use um liquidificador ou um processador para triturar o chocolate, esta cobertura é uma ótima alternativa para quem quer evitar aquele buttercream ou brigadeiro que também é muito doce para os bolos o buttercream é muito gorduroso leva muita manteiga e dá para sentir no paladar eu sempre detestei isso. Essa cobertura leva muito mais chocolate do que manteiga que é como tem que ser né?

Coloque as 280 gramas de chocolate amargo e as 280 gramas de chocolate ao leite no liquidificador e ponha para triturar um pouco, depois abra a tampa do liquidificador e ponha o creme de leite que você fez antes ainda quente e deixe bater por mais 1 minuto que os chocolates vão derreter e ficar aveludados.

Agora adicione o açúcar de confeiteiro que vai ajudar na textura da cobertura com o liquidificador batendo vai adicionando a manteiga gelada. A manteiga vai encorpar a mistura e deixar a cobertura super brilhosa. A cobertura está pronta e agora deixe ela separada em temperatura ambiente para ela dar uma endurecida e de uma boa mexida a cada meia hora.

bolo de chocolate 1

Como Fazer o Bolo de Aniversario de Chocolate Fofinho:

Em um recipiente adicione o iogurte e depois o chocolate amargo, (tem que ser o amargo!) Pra dar gosto de chocolate no bolo e coloque também a manteiga em ponha para derreter em banho maria, mas sem encostar o recipiente na agua deixa no vapor, use uma panela menor para ter certeza que o recipiente não vai tocar na agua, porque o chocolate e sensível e tem que derreter suavemente.

Assim que derreter adicione uma mistura de chocolate em pó com agua quente isso vai dar mais sabor de chocolate ao bolo, misture bem até que se junte tudo.

bolo de chocolate 2

Coloque os ovos em um outro recipiente com açúcar e bata bastante e deixe reservado.

bolo de chocolate 33

Agora pegue um terceiro recipiente para colocar os ingredientes secos a farinha o de bicarbonato de sódio e o fermento em pó.

bolo de chocolate 4

Como Montar a Massa do Bolo:

Essa parte é bem simples! Você vai fazer o seguinte tem 3 recipientes com você, um é o chocolate o outro são os ovos com açúcar e os ingredientes secos que foram os últimos.

Pegue a mistura de chocolate e coloque com os ovos e mexa até incorporar os 2.

bolo de chocolate 5

Depois pegue os ingredientes secos e vai colocando aos poucos e quanto vai mexendo toda a mistura.

bolo de chocolate 6

Depois de mexer tudo, pegue a massa e coloque metade em cada uma daquelas formas que já estão untadas.

bolo de chocolate 7

Coloque no forno que já está aquecido em 180 graus. E deixe assar por aproximadamente 35 minutos.

Tome o cuidado de ficar de olho porque nem todo forno é igual, por isso teste o bolo espetando ele com um palito bem no meio se o palito sair quase limpo o bolo está pronto!

Depois como o seu bolo ainda morno mais não muito quente tire ele da forma ponha para descansar. Você deve desenformar um bolo em cima do outro, use um papelão do tamanho do bolo e coloque o como na foto abaixo para desenformar um em cima do outro. Use uma base para tirar o bolo e ponha embaixo dele um papel manteiga ou vegetal.

Bom a montagem já foi agora vamos decorar o bolo é super fácil e será em passos confira abaixo:

Passo 1: Faça um corte vertical no bolo como na imagem abaixo, faça isso você já vai entender porque.

bolo de chocolate 88 1

Passo 2: Com uma faca de serra corte o bolo pela metade e remova a metade de cima para rechear o bolo por dentro.

bolo de chocolate 8

Passo 3: Espalhe 3 colheres de cobertura por cima do bolo e coloque a parte de cima de volta para saber como colocar a parte de cima no lugar certo, use o corte vertical que você fez para te guiar.

bolo de chocolate 9

Passo 4: Alterne o entre bolo e recheio colocando um em cima do outro vai sempre se guiando pelo corte vertical para por sempre um em cima do outro no lugar certo. O bolo vai parecer meio torto quando você montar ele mais não se preocupe e assim mesmo ele vai ficar certinho logo.

bolo de chocolate 10

Passo 5: Use uma espátula para cobrir com uma fina camada de cobertura a parte de fora do bolo só para deixa-lo uniforme, bonitinho cubra todos os erros, buracos e use a mesma espátula para deixar o bolo plano para isso você deve colocá-lo em uma base como a da foto e girar a base com a espátula em cima. Deixe no freezer por 5 minutos para endurecer o exterior.

bolo de chocolate 11

Passo 6: Você pode usar um bico de confeiteiro com o saco plástico como o abaixo para confeitar. Remova o papel vegetal debaixo do bolo.

bolo de chocolate 12

Passo 7: Comece fazendo bolinhas na vertical até a parte de baixo do bolo, depois use uma colher de café pequena e puxe as bolinhas como se fosse um borrão como a imagem abaixo:

 bolo de chocolate 13

Passo 8: Agora você vai fazer as mesmas bolinhas em cima do borrão e seguir esse processo até dar a volta no bolo.

bolo de chocolate 14

bolo de chocolate 15

Agora com o bolo já pronto na parte de cima você pode decorar como quiser se for para crianças pode ser com bonecas por exemplo.

bolo de chocolate 88 2

Essa receita eu aprendi com a Raiza Costa, do Canal Dulce Delight Brasil no youtube,

Vou deixar a você também um super vídeo que ensina a fazer um delicioso bolo de aniversario abaixo confira!

Como Fazer Bolo KitKat:

receitas magicas

Veja Também!

receita-de-omelete-recheado-com-presunto

Receita de Omelete Recheado Com Presunto

No post de hoje vou mostrar uma receita de omelete super simples e deliciosa. Além …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

'.